Atividades / Realizações

De Sol a Sol РO Jap̣o que nasce no Brasil

Este projeto editorial foi idealizado pelo Sr. Kohei Denda, então superintendente geral da Fundação Kunito Miyasaka, com o objetivo de publicar um livro que retratasse a trajetória da primeira geração de descendentes de japoneses nascida no Brasil.

Por: admin - 15 maio 2012

É um projeto editorial idealizado e subvencionado pela Fundação KunitoMiyasaka

Dois volumes, uma viagem no tempo e um relato emocionante sobre o processo de construção da identidade dos nisseis, que hoje somam mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil. Assim é De Sol a Sol – O Japão que nasce no Brasil, livro que a Fundação Kunito Miyasaka e a Editora Terceiro Nome lançaram em agosto de 2008, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O primeiro volume nos remete ao Japão feudal, agrícola, dos poderosos samurais do xogunato Tokugawa; ao Japão que se modernizaria a partir de 1868; e ao Brasil que se tornou a pátria das famílias dos japoneses que aqui chegaram a partir de 1908.

Os textos deste volume são de Katsunori Wakisaka, ex-presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo e organizador do importante Michaelis Dicionário Prático Português-Japonês; de Jorge J. Okubaro, autor de O Súdito, indicado em 2007 ao Prêmio Jabuti de Biografia e editorialista do Grupo Estado; de Koichi Mori, professor de Ciência Política na USP e pesquisador do Ministério da Educação e Ciência do Japão; e Barbara Inagaki, pós-graduanda no curso de Letras Japonês/Português da USP.

O segundo volume traz o perfil de doze nisseis que, de certa forma, alcançaram os sonhos de seus ascendentes. A história de vida de cada um, com suas diferentes profissões, seus filhos e famílias, ajudam a compreender a construção de suas identidades: um processo difícil, delicado e enriquecedor para quem tinha atrás de si uma cultura extraordinária como a japonesa e pela frente uma cultura tão diversificada quanto a brasileira.

Os perfis são da cientista política Helena Hirata, do empresário Jorge Nishimura, do escritor Jorge Okubaro, do desembargador Kazuo Watanabe, do curador do MASP (Museu de Arte de São Paulo) Luís Sadaki Hossaka, da chef Mari Hirata, do criador de bicho-da-seda Masakazu Matsumura, do empresário, dono da Sakura, Renato Kenji Nakaya, do arquiteto Ruy Ohtake, do chairman da YKK do Brasil Seiji Ishikawa, do jornalista Takao Miyagui e de Wilma Motta, responsável pelo instituto que leva o nome de Sérgio Motta, seu companheiro de vida.

O livro de perfis traz um ensaio fotográfico de Hélcio Nagamine e desenhos de Rubens Matuck. Contou com a curadoria de Rosely Nakagawa.

Clique sobre a imagem para ampliar

De Sol a Sol РO Jap̣o que nasce no Brasil

R$ 58,00 os 2 volumes com 23 x 25 cm acondicionados em uma luva

Projeto gráfico: Antônio Kehl

Patrocínio:
BNP Paribas, Fleury Medicina e Saúde, Bellman Nutrição Animal, Nippak S/A de desenvolvimento agripecuário, RAS Reflorestamento, Separ Fomento Comercial, Van Moorsel gráfica, Corus Agroflorestal.

Apoio:
Centenário da Imigração Japonesa, Lei de Incentivo à Cultura, Sakura