Atividades / Patrocínios / Culturais

História do Ensino da Língua Japonesa no Brasil

Conhecer a fusão dos idiomas japonês com o português através da história da imigração japonesa no Brasil, e as influencias desta convivência, é se aproximar e entender uma nova cultura ou até mesmo simplesmente nos descobrir.

Por: admin - 25 maio 2012

O aprendizado através da comunicação.

Esta cuidadosa edição bilíngue apresenta, de forma complementar, um panorama histórico e perspectivas contemporâneas para o ensino de japonês no Brasil. O foco recai sobretudo nas questões mais amplas que pautam a relação do aprendiz com a língua e a cultura: as diferentes fases da imigração, o fator geográfico e o econômico, a influência do nacionalismo brasileiro e japonês e, a gradativa assimilação das novas gerações nikkeis à cultura local.

O texto claro e direto é uma boa porta de acesso à compreensão de como essa significativa parcela de nossa população, ao “abrasileirar-se”, deixou-nos todos também um pouco mais “japoneses”. Num itinerário que leva do ensino de língua materna (educação infantil) a estrangeira (educação de adultos), o leitor especializado encontrará também valiosos subsídios para sua própria reflexão e atuação profissional.

 

‘Paulo Oliveira’

Autores: Reishi Moriwaki e Michiyo Nakayta
Editora: Unicamp
ISBN: 978-85-268-0789-1
1˚ edição, 2008
280 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Área de interesse: ciência e tecnologia