Parque Ecológico Imigrantes

Parque Ecológico Imigrantes na 9˚ Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

A 9˚ edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – nonaBia – expõem 140 projetos no prédio da Oca, no Parque Ibirapuera, entre os dias 2 de novembro e 4 de dezembro. A programação inclui trabalhos de profissionais de 20 países e 20 Estados brasileiros. “O objetivo é mostrar como a Arquitetura e o Urbanismo interferem diretamente no cotidiano das pessoas, apontando seu papel na construção da cidadania”, explica Valter Caldana, curador da nonaBia.

Mais do que uma exposição a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é também geradora de conhecimento, um espaço para apresentação e discussão de novos conceitos e ideias. E essa é a característica valorizada em 2011. Nesta edição é prioritário mostrar ao cidadão que ele vive, convive, cria, procria, estuda, trabalha, produz, mora, passeia, torce, vibra, emociona-se num ambiente onde Arquitetura e Urbanismo são presenças constantes, não como palco inanimado da vida em sociedade, mas como um dos agentes definidores de sua qualidade. Assim, torna-se a própria cidade a plataforma expositiva, dinâmica e educativa.

É neste contexto que a Fundação Kunito Miyasaka – FKM – com o projeto Parque Ecológico Imigrantes – PEI – foi selecionado pelo Comitê Internacional de Seleção para a Exposição Geral de Projetos, foram 251 trabalhos inscritos de diversas partes do mundo, 140 projetos selecionados, sendo 62 para exposição em suporte físico e 78 para exposição em suporte digital. No caso do parque os dois suportes estão sendo utilizados, pois está representado através de uma maquete, 3 painéis e um vídeo.

Segundo os arquitetos do PEI Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina Parma da Gesto Ambiental – arquitetura e urbanismo, que participam pela oitava vez consecutiva, desde a II Bienal em 1997, acreditam que: “o projeto do Parque Ecológico Imigrantes tenha sido escolhido por suas qualidades técnicas e inovadoras e de seu conceito em termos de soluções para o uso proposto”.

Vejam abaixo imagens da maquete do projeto do Parque Ecológico Imigrantes: