Parque Ecológico Imigrantes

Mais um passo histórico do Parque Ecológico Imigrantes

Das 1.100 mudas nativas do bioma da Mata Atlântica que estão sendo plantadas no Parque Ecológico Imigrantes – PEI, 30 mudas foram reservadas para que a diretoria da Fundação Kunito Miyasaka, os membros do Comitê Executivo e pessoal de campo do PEI, além dos representantes da Ecovias pudessem participar simbolicamente desse primeiro plantio histórico realizado no dia 9 de agosto de 2011.

Segundo o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, o Sr. Antonio Rosa Neto, o plantio é uma ação necessária, pois o país precisa de ser reflorestado, notadamente na Mata Atlântica onde restam apenas 7% de seu total. Quanto ao significado dessa ação que conta com a participação dos realizadores do Parque Ecológico Imigrantes e seus parceiros estratégicos, o presidente afirma que “esse é o simbolismo da própria natureza, do crescer, do evoluir. Quando olharmos o Parque pronto não veremos só a obra (arquitetônica), vamos ver principalmente as árvores e lembrarmos de que cada um de nós, que estiveram aqui hoje plantando essas árvores, fazem parte da história desse projeto, e agora que plantamos vamos acompanhar o crescimento”.

Para o coordenador de sustentabilidade da Ecovias, o Sr. Valdir Ribeiro “a parceria com o Parque Ecológico Imigrantes é muito importante porque ajuda a divulgar a nossa Rodovia (dos Imigrantes) e a divulgar a Serra do Mar também. Em contrapartida a Ecovias está participando no enriquecimento da vegetação aqui da região, contribuímos nas questões de licenciamento e de regularização, no dia-a-dia vamos cooperar na facilidade do acesso, num apoio operacional quando necessário, nas ações ambientais em dias especiais como a semana do meio ambiente e o dia da árvore, e pretendemos estar presentes em todas as atividades do Parque, pois tenho certeza que podemos fazer um ótimo trabalho juntos”.

Essa parceria se dá devido a credibilidade de um projeto consistente que o Parque Ecológico Imigrantes representa, conforme disse o Sr. Valdir “o Parque tem uma relevância muito grande principalmente na questão ambiental voltada a educação. É totalmente diferenciado do que temos hoje em São Paulo e irá contribuir muito com a educação ambiental através de uma forma inovadora de cultura e lazer”. O coordenador da Ecovias também afirma que “pelo que estou acompanhando o Parque está próximo de iniciar a sua construção”.

Da esquerda para direita: presidente da Fundação Kunito Miyasaka – FKM Sr. Antonio Rosa Neto, eng. florestal do Parque Ecológico Imigrantes – PEI Sra. Ana Paula P. Galdino, coordenador de sustentabilidade da Ecovias – Sr. Valdir Ribeiro, vice-presidentes do conselho diretor da FKM Srs. Osamu Matsuo e Ykuo Tamaru, membro efetivo do conselho diretor da FKM Sr. Augusto Shitiro Tatibana, representante da Ecovias Sr. Fernando Careli de Carvalho, Sr. Bruno Barbanti da Proativa Consultoria Ambiental, Sr. Flavio Lessa da Fonseca – membro do comitê executivo do PEI, consultor da Ecovias Sr. Rodrigo Tsuji, superintendente geral da FKM – Sr. Keizo Uehara, Sr. Genival de Jesuz 1˚ funcionário do PEI – auxiliar de serviços, Srs. Léo Ota e Marcio Koiti Takiguchi membros do comitê executivo do PEI, Sra. Margarete Cristina K. Barros da Empresa Comercial Santa Ercilia, Sr. Jairo Luiz Silveira da Ecovias, Srs. Helio Oda e  Ricardo P. Maluf membros do comitê executivo do PEI.