Quem somos / Kunito Miyasaka

Kunito Miyasaka, um nome gravado na história da imigração japonesa no Brasil.

Kunito Miyasaka nasceu em 15 de julho de 1889, na pequena aldeia de Fumide-Toyoda localizada na cidade de Suwa, província de Nagano no Japão. Desde a infância demonstrou vontade de conhecer novos horizontes, para tanto, dedicou-se nos estudos e se destacou como peça importante na imigração japonesa na América do Sul.

A primeira experi̻ncia fora do Jap̣o foi no Peru e no Chile, entre 1913 e 1919, ao representar uma empresa japonesa de imigra̤̣o, onde p̫de auxiliar muitas pessoas. Chegou ao Brasil em 1931 para administrar as col̫nias japonesas que se instalaram principalmente em Tiet̻ Рatual Pereira Barreto -, Bastos, Alian̤a e Tr̻s Barras Рatual Assai -. Foram 50 anos dedicando-se a ajudar o povo japon̻s.

Fundou o Banco Am̩rica do Sul junto com o sr. Carlos Yoshiyuki Kato no ano de 1940, com o intuito de servir a col̫nia japonesa no Brasil. Em 1951, instituiu a Cia. Produtores de Armaz̩ns Gerais afim de financiar produtores de caf̩ e, em 1959 inaugurou a Companhia de Seguros Am̩rica do Sul. Miyasaka tamb̩m foi presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assist̻ncia Social РBUNKYO.

Morreu aos 88 anos, no dia 21 de março de 1977. Em dezembro do mesmo ano, o governo japonês lhe concedeu uma homenagem póstuma pelos relevantes serviços prestados ao país, condecorando-o com a Ordem do Tesouro Sagrado.

Clique sobre a foto para ampliar.