Notícias

Kunito Miyasaka recebe homenagem póstuma de Honra ao Mérito
Por: admin - 28 maio 2012

Kunito Miyasaka foi um dos homenageados da Associação das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, no dia 15 de agosto de 2008 no Auditório Grande da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, na Liberdade. O Diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru foi entregue a todas as pessoas e entidades que contribuíram para a comunidade nipo-brasileira nestes 100 anos de relacionamento entre Brasil e Japão.

Também foram homenageados os srs. Apolônio Jorge de Faria Salles e Fujio Tachibana que faziam parte do Banco América do Sul.

Todos os indicados tiveram seus históricos e justificativas de homenagem analisados pelos membros da Comissão de Homenagens (cerca de 25 voluntários), que deliberaram pela outorga ou não da honraria por votação aberta. Entre os critérios, destaque para a exigência de comprovada notoriedade pelo tempo mínimo de 5 (cinco) anos nas atividades relacionadas aos seguintes setores: Ciências Médicas e Biológicas, Esportes, Assistência Social, Ciências Exatas, atividades de entidades, intercâmbio Brasil-Japão, Ciências Humanas e Agricultura.

No total, 733 pessoas foram indicadas, sendo que 250 pessoas físicas receberão a Ordem de Mérito Kasato Maru e a estatueta, réplica da “Estátua da Família Imigrante”. O diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru será entregue para 130 falecidos, 46 pessoas jurídicas e 28 condecorados (que já receberam condecoração do governo japonês).

Fonte: Erika Yamauti – Site da ACCIJB