Quem somos / Origem

Sustentabilidade, integração cultural, promoção de causas humanitárias e esportes, fazem parte do DNA da Fundação Kunito Miyasaka.

A Fundação Kunito Miyasaka – FKM foi fundada em 21 de outubro de 1998 com o objetivo de contribuir para a integração entre o Brasil e o Japão, apoiando, preservando, promovendo causas humanitárias, culturais, sociais, esportivas e ambientais.

Esta Fundação carrega o nome de Kunito Miyasaka, por acreditar nos ideais e no espírito empreendedor que o fez abrir caminhos para possibilitar, cada vez mais, a aproximação e integração de povos e nações, como também aprimoramento e formação de pessoas através do intercâmbio entre esses dois países.

Desde a concepção, a Fundação Kunito Miyasaka é composta por pessoas altamente relevantes e de grande histórico profissional. O primeiro presidente foi o Dr. Luiz Marcelo Dias Salles, ex-presidente da agência de publicidade Salles D’Arcy e filho do Dr. Apolônio Jorge de Faria Salles, que além de ter sido um grande amigo do Sr. Kunito Miyasaka, foi presidente do Banco América do Sul, senador e ministro da agricultura no governo do presidente Getúlio Vargas. O Conselho Curador foi primeiramente presidido pelo Dr. Ary Oswaldo Mattos Filho, ex-presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários – e diretor da escola de direito da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

Hoje, a Fundação é presidida pelo Dr.. Roberto Yoshihiro Nishio, que além desta incumbência, exerce de forma voluntariada as funções de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo,  presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz – Hospital Santa Cruz,  membro do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão,  membro do Conselho Superior do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão e membro do Conselho Deliberativo da Associação Naguisa de Cultura e Beneficência. O atual vice-presidente é o Sr. Osamu Matsuo, que durante muitos anos contribuiu voluntariamente em diversas entidades da comunidade nipo-brasileira, atualmente exerce as funções de vice-presidente do Conselho Deliberativo da  Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e membro do Conselho Deliberativo da Associação Naguisa de Cultura e Beneficência , e o presidente do Conselho Curador é o Dr. Júlio Aguemi, advogado renomado, que exerce a função de Diretor Secretário na Associação Naguisa de Cultura e Beneficência.

Através das próprias empresas e realizações, a Fundação Kunito Miyasaka é exemplo de credibilidade e empreendedorismo, contribuindo para o aumento do desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil. País que acolheu desde 1908 mais de 1,5 milhões de imigrantes japoneses, inclusive o Sr. Kunito Miyasaka, que contribuiu representativamente com o progresso nacional.